Autor
Tópico: Como Fazer um Portfólio RVCC  (Lida 13707 vezes)

Offline Carlos

  • Administrador
  • Super Formando
  • *****
  • Mensagens: 1022
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • Cursos de Formação Grátis
Como Fazer um Portfólio RVCC
« em: Fevereiro 22, 2011, 07:42:32 »


Um portfólio é um conjunto de documentos e trabalhos que visam mostrar as competências de um determinado profissional.

   No caso do portfólio RVCC, feito no âmbito do programa Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o objectivo é promover a reunião das capacidades e competências do formando, juntamente com as reflecções do próprio sobre o seu percurso de vida pessoal e profissional num documento escrito.

   Mas, de modo mais simples, esse portfólio será elaborado pelo formando para que, “contando a sua história” ele mostre o que aprendeu com a sua experiência. O que inclui aspectos relativos à formação mas não só.
   Podem (e devem) ser referidas também experiências pessoais e profissionais significativas acompanhadas de uma reflexão pessoal. Mostrando assim que além das aprendizagens adquiridas (matérias teóricas),o formando conseguiu transformá-las em competências plenas.

   Não existe um “método único” para desenvolver o seu portfólio. O importante é mostrar como a formação o (a) tornou mais apto (a) para desenvolver as suas funções enquanto profissional completamente capacitado.

   Há quem defenda que não deve conter separadores de competências, mas que deve ser organizado com se contasse mesmo a sua história acompanhada por reflexões sobre os acontecimentos e experiências.

   Podem ser adicionados outros tipos de documentos para completar o seu portfólio como textos próprios, entrevistas, fotografias ou materiais gráficos de diversos tipos.

   É importante mostrar sempre o seu ponto de vista sobre os factos que coloca no portfólio RVCC, referindo, a título de exemplo, como esse facto ou acontecimento o afectou, como certa aprendizagem o beneficiou ou como influenciou / influencia a sua prestação como profissional.

   Não se esqueça de ter sempre em mente que o portfólio RVCC é um documento aberto, pronto a adicionar novas informações, experiências e competências, pois estamos sempre a aprender e a experienciar novas situações que nos fazem evoluir como pessoas (e como profissionais).   

Cursos Formação Grátis

Como Fazer um Portfólio RVCC
« em: Fevereiro 22, 2011, 07:42:32 »